PDCA E CONTROLE DE QUALIDADE

cropped-pdca-marrom-wp.pngO Controle da Qualidade Total nasceu no Japão a partir de idéias americanas ali difundidas após a II Guerra Mundial. Esse sistema ficou conhecido no Japão pela sigla TQC (Total Quality Control). O TQC enfatiza no estudo do controle da qualidade como um todo, unindo os diversos empregados e seus setores na organização.
“O TQC é baseado em elementos de várias fontes: emprega o método cartesiano, aproveita muito do trabalho de Taylor, utiliza o controle estatístico de processos, cujos fundamentos foram lançados por Shewhart, adota os conceitos sobre o comportamento humano lançados por

Maslow e aproveita todo o conceito ocidental sobre qualidade, principalmente o trabalho de Juran”.
O Controle da Qualidade Total abrange os objetivos da empresa a partir do momento em que reconhece as necessidades das pessoas, busca a manutenção de padrões e ainda, explora sua melhoria contínua dos mesmos.

Campos (1992) apresenta as 5 dimensões da Qualidade Total:
a. Qualidade: diretamente atrelada à satisfação do cliente. Medida pelas características da qualidade do produto, serviços finais ou intermediários da empresa. Dentre os aspectos a serem considerados têm-se: ausência de defeitos, presença de características que agradem o consumidor, previsibilidade e confiabilidade de operações, treinamento, qualidade de pessoal, etc.

b. Custo: é importante que se analise todas as etapas intermediárias do processo, sendo as mesmas altamente influentes no custo final do produto ou serviço.

c. Entrega: nesta dimensão são tomadas as medidas de tempo de entrega de produtos, podendo ser finais ou intermediários.

d. Moral: mede o nível de satisfação de um grupo de pessoas.

e. Segurança: avalia a segurança dos funcionários e dos usuários dos produtos.

Para se garantir o “Controle da Qualidade Total” antes de tudo é preciso reconhecer quais são os resultados desejados de uma empresa. Ao ser identificado um resultado que foge dos objetivos da empresa é preciso controlá-lo a partir da busca de suas causas e efeitos indesejáveis.
Dentre os principais princípios identificados pelo Controle da Qualidade total têm-se:

  •  Produzir e fornecer produtos e ∕ou serviços de acordo com as necessidades dos clientes;
  •  Garantir lucro estimado para sobrevivência da empresa;
  •  Identificar problema crítico e atacá-lo efetivamente;
  •  Tomar decisões baseadas em dados concretos e confiáveis;
  •  Gerenciar preventivamente para evitar problemas tardios;
  •  Não disponibilizar ao cliente produtos com defeitos;
  •  Não deixar que um problema se repita por uma mesma causa;
  •  Respeitar os funcionários;
  •  Respeitar e seguir a Visão e estratégia da alta direção.

O ponto estratégico para garantia da qualidade está no controle do processo.

Um processo é definido por um conjunto de causas. Esse processo se apresenta dividido em vários outros sub-processos. A análise de um processo para ser eficiente deve partir de todas essas subdivisões da empresa, ou seja, desde o funcionário mais baixo até a alta gerência. No momento em que se deseja controlar um processo, o primeiro passo a ser tomado é de se verificar os itens de controle do processo. Esses itens nada mais são que dados numéricos que permitem a avaliação dos efeitos de uma determinada dimensão da qualidade.

Para se controlar um processo são necessárias três ações:
1. Planejar uma diretriz de controle;
2. Manter o nível de controle;
3. Alterar a diretriz de contro;le

Em 1, temos a fase de planejamento, onde se estabelece uma meta e um método para o alcance da meta. Já em 2, é importante verificar se as metas estão sendo atendidas e se os métodos são de fato efetivos. Por fim, é preciso rever as ações planejadas e garantir a sobrevivência de qualquer empresa através da melhoria de seus padrões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s